terça-feira, junho 29, 2004

Bela ideia...



Nós gostamos de ser simpáticos com os nossos adversários e por isso arranjei este belo avião para a equipa do país das tulipas poder voltar para casa. E isto não é euforia desmedida, eu não disse que eles iam embora amanhã, esperando lá no fundo que sim.

No entretanto, bem que amanhã poderiam ser "florinhas" em campo, gentis, fracas e a abanar ao vento... Não lhes custava nada. E nós arranjámos para eles um avião tão bonito... que não sei se repararam, mas na parte de trás tem um lugar especial para Dick Advocaat.

E fica ainda o aplauso ao nosso Primeiro-Ministro que deu o mote! Sacrificou a sua posição para poder dizer que uma laranja já se foi embora para o Benelux... esperando assim que amanhã vão mais vinte e três!

sexta-feira, junho 25, 2004

ORGULHO!



O título do post basta... não acho necessário escrever muito sobre algo que se "sente" acima de tudo, vale mais que mil, duas mil, três mil palavras!

Entretanto algumas notas do jogo de ontem...

- Wayne Rooney teve a infelicidade de partir um pé e ao que se sabe já pediu uma dose diária de 10 McMenus para se alimentar enquanto estiver a recuperar.

- Foi muito bonito o fair-play de Cristiano Ronaldo ao pedir desculpa a Ashley Cole depois de lhe ter acertado com um forte pontapé no peito e na cabeça. Mas foi muito mais bonito ver Cristiano Ronaldo a desmanchar-se a rir quando lhe voltou as costas... Irra, é que aquele Cole já irritava!

- Nuno Gomes está permanentemente com alucinações. Só isso poderá explicar que quando está a ser entrevistado no final das partidas, enquanto fala, olhe para o lado, frequentemente o direito, local onde não se encontra ninguém, pelo menos que o comum dos mortais observe...

- O jogador com mais azar da selecção é o Jorge Andrade... Acho que todos repararam que o pobre português foi atropelado pela máquina de cortar a relva, ficando o seu cabelo naquele estado lastimável. Coitado do Jorge Andrade...

- Notícias chegadas agora mesmo indicam-nos que Figo foi visto hoje e que ainda continua com uma chucha na boca, um ursinho na mão e a bater com o pé no chão. Os médicos não conseguem explicar o que se passa... de qualquer das formas consta que na perna do urso está escrito "Scolari".

terça-feira, junho 22, 2004

Próximo!



Olé! E os espanhóis já foram para casa... Um jogo com um ambiente fantástico, de muito sofrimento, mas no final dos 93 minutos conseguimos levar a melhor e deixar em êxtase um país que anda de rastos por outros motivos.

Até quem não gosta de futebol me parece que ficou contente com a vitória, com a dinâmica dos festejos.

O meu amigo RS deu finalmente por bem gastos os 165 Euros investidos neste campeonato...

Enfim... um sem fim de emoções e factos que me deixaria aqui a escrever horas...

Mas isso agora é passado!!!

O que conta é quinta-feira, a Luz vai-se incendiar e temos de intimidar os ingleses nas bancadas e em campo! Começa já tudo a ir para Albufeira e pô-los na ordem! Que quando for uma questão de 11 para 11 também teremos de fazer o mesmo!

CONTRA OS BIFES, MARCHAR, MARCHAR!!!

sábado, junho 19, 2004

Ministério do Bom Senso



Quando há uma mudança de governo, acontece algo que sempre me fascinou (e não obrigatoriamente pela positiva), que se prende com a extinção de determinados ministérios e a criação de outros.

Esta remodelação orgânica é, a meu ver, mais um factor de entrave ao desenvolvimento do nosso país, pois muito raramente se retiram daí grandes vantagens. No entanto, dentro dessa dinâmica, se eu fosse eleito Primeiro-Ministro, julgo que a primeira pasta nova que eu criaria seria o Ministério do Bom Senso.

A função do titular desta pasta seria controlar o bom senso dos seus colegas ministros. Pois... isso mesmo... seria o ministro com mais trabalho e também aquele que teria menos sucesso. Mas se conseguisse sequer aumentar em 2 ou 3 % o bom senso das decisões que são tomadas por aqueles que nos governam (decisões essas quase invariavelmente mal tomadas nos últimos séculos) já se retiraria daí alguma vantagem.

O pior é que esse ministro teria de obedecer a uma característica fundamental... o bom senso! E onde é que eu vou arranjar um político assim?

quinta-feira, junho 17, 2004

Calor...



A ironia do destino, essa companheira de viagem que sempre nos segue, quis que eu tivesse de estudar os golpes de calor e os efeitos das vagas de calor logo nesta altura do ano. Pelo meio dos mecanismos fisiopatológicos associados a essas situações, tinha ainda a esperança de encontrar algo escrito do género: "É dado um desconto suplementar aos estudantes universitários, já que o trabalho exercido pelo organismo para manter a temperatura interna constante não é compatível com a apreensão de conhecimentos".

Mas não... para minha desilusão não encontro nada sequer semelhante a tal afirmação. Sou assim forçado a luta desumana contra esse flagelo, que parece que é culpa dos sprays desodorizantes e assim... Esses malandros! Deviam estar agora a estudar por mim, a ver se não lhes custava também.

De calor também se falou ontem, embora seja mais calor humano. Primeiro, o calor humano que senti na Luz, em mim e em todos os que foram apoiar a selecção. Tive medo apenas de que eu e os outros acabássemos por derreter, uma vez que, apesar do resultado, a exibição da nossa equipa não chegou a ser sequer morna...

E o calor prolongou-se noite fora... Cada povo tem a sua forma própria de festejar as vitórias. Não queria que os portugueses fossem como os ingleses, em que festejo é sinónimo de embriaguez do caixão para a cova. Mas não será também um pouco exagerado festejar uma vitória sobre uma selecção mediana como se de um título europeu se tratasse? Ainda se fosse domingo e depois de vencer os espanhóis...

quarta-feira, junho 16, 2004

Falta cumprir-se Portugal!



"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste devendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!"


Fernando Pessoa, "A Mensagem"


Será que o conseguiremos cumprir?
Será que de uma vez por todas acabamos com estas psicoses maníaco-depressivas que nos levam a aplicar a teoria do 8 ou 80 a tudo o que nos rodeia?
Será que perdemos a mania histórica de só investir nas faixas litorais e tratamos Portugal como um todo?

Será?

domingo, junho 13, 2004

Começou a festa...



Pois é... começou a festa do Euro 2004 e nós até fomos o primeiro bombo e tudo. Mas também tem de ser assim... somos nós que organizamos, é bonito deixarmos as outras selecções contentes...

Senão imaginem... se tivéssemos ganho à Grécia, os gregos ficavam todos tristinhos e nunca mais voltavam a Portugal. Assim não! Vão ver que voltarão muito mais vezes. A nossa "geração de ouro" esteve excelente no plano do marketing e promoção turística.

Não gosto muito é do elfo (sim, já viram bem aquelas orelhas?) grego (vejam bem as orelhas na fotografia...) que nos lixou no primeiro golo ontem... Pois, alguns de vocês estão confundidos e a pensar "Mas o Paulo Ferreira não é grego..." Mas eu estou a falar do outro que nos lixou no golo, o Karagounis.

É que este chouriço já tinha assinado a certidão de óbito do Benfica na Taça Uefa. Um tipo simpático, não há dúvida...

sexta-feira, junho 11, 2004

Seis Meses!!!



E é assim! Seis meses passados, aqui continua o Oranginalidade a espraiar ideias com muito pouco sentido pela blogosfera.

No post de ontem, relacionado com as cinco mil visitas ao blog ontem completadas, não falei dos leitores propositadamente, achei que deveria guardar isso para hoje.

Assim, hoje fica uma versão um pouco "lamechas", mas não posso deixar de agradecer a todos os que por aqui têm passado e contribuído para a existência deste blog.

Muitos escrevem para guardarem o que escrevem para si. Eu fazia isso frequentemente... Quanto às ideias absurdas e mirabolantes, aí dava-lhes liberdade oral, umas vezes conseguiam ter sucesso, a maior parte das vezes não... Assim, olhem... Aqui, ao menos, não se vê o interlocutor a revirar os olhos quando lê o que está escrito. :)

A ideia principal é mesmo essa, e portanto não me quero repetir. O meu muito obrigado a vocês todos, o meu blog existe por vocês e para vocês!

(Nota: não sei porque é que usei o plural a falar com os meus leitores... teria sido mais realista usar o singular...)

quinta-feira, junho 10, 2004

Cinco Mil!!!



Nem sabem o orgulho que sinto em que a marca das cinco mil visitas do contador "Easy-Hit-Counter" seja atingida precisamente no dia de hoje.

10 de Junho, Dia de Portugal, de Luiz Vaz de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Infelizmente o dia diz pouco a muita gente... É apreciado apenas por ser mais um feriado, mais uma oportunidade para usufruir do sol e da praia, para muitos se encerrarem em superfícies comerciais a gastar dinheiro, que depois se queixam de não ter.

Mas sendo um dia como os outros, com 24 horas na mesma, acho que devia ser um dia de passado, presente e futuro. Essencialmente um dia em que a reflexão do passado que nos trouxe a este presente deveria constituir um impulso para o futuro que se segue.

Ninguém triunfa negligenciando o passado, ninguém triunfa não estando atento ao presente e decerto ninguém triunfará se descuidadamente não preparar a evolução do futuro.

Citando aquele que também hoje se comemora...

"E vós, ó bem nascida segurança
Da Lusitana antiga liberdade,
E não menos certíssima esperança
De aumento da pequena Cristandade.
Vós, ó novo temor da Moura lança,
Maravilha fatal da nossa idade,
Dada ao mundo por Deus, que todo o mande,
Para do mundo a Deus dar parte grande."



quarta-feira, junho 09, 2004

Kilauea



A semana passada, chamou-me a atenção uma notícia dada em praticamente todos os telejornais. Esta prendia-se com uma forte erupção despoletada no vulcão de Kilauea, na Big Island, Hawaii.

Julgo que qualquer um se surpreende com as imagens da lava deste vulcão a chegar ao mar. A mim, diz-me particularmente muito, já que tive a sorte (mesmo muita, acho que ninguém deveria abandonar o mundo sem ver isto...) de já lá ter estado e visto a mesma lava a chegar à costa sul da ilha.

Tudo é simplesmente fabuloso na Big Island, das fabulosas quedas de água e floresta tropical na costa oriental da ilha, às plantações de nozes de macadamia junto a Hilo, mas o que se prende com a actividade vulcânica é o mais espectacular.

Como por exemplo... dormir à beira da cratera do vulcão, ver os vapores sulfúricos a sair da terra em vários pontos da ilha, e os magníficos túneis de lava! Estes últimos são tão regulares como um túnel do metro, sendo o resultado da passagem muito rápida da lava por ali, que moldou a forma e deixou o espaço. Amazing...

O mais mais mais... é realmente estacionar o carro e ter de andar quase uma hora sobre lava recentemente solidificada (com apenas dois dias!!!), que ainda se sente amolecida debaixo dos nossos pés, até chegar ao local onde os rios de lava chegam ao mar. Depois fiquei aí bastante tempo, praticamente até escurecer, a ver o milagre da criação geológica... Nesse espaço de tempo consegui ver o crescimento da linha de costa, a ilha a ficar maior.

Há poucas coisas que superem isto... acreditem!

terça-feira, junho 08, 2004

Curtas e oranginais...

Ora hoje publicamos em versão soft, para o caso de andarem cansados com o calor...

- Os portugueses são mundialmente conhecidos pela sua capacidade de desenrascanço. Também pela sua "chico-espertice", mas enfim... Vão aqui para verem até onde chega a nossa fama. Nós andamos aí!

- Confirmou-se hoje que a zona junto ao ecrã da esquerda do Palco Mundo do Rock in Rio, foi a que teve maior número de bloggers fixes por metro quadrado. Desafio quem ache o contrário a dizê-lo (e no entretanto vou buscar as AK's e as granadas para tratar desse corajoso ou dessa corajosa...). A comprová-lo estão as presenças nesse local da minha pessoa e também do João Manzarra.

- Scolari zangou-se hoje e disse que para o Benfica é que não vai de certeza. Tiago mostrou-se zangado hoje e deu a entender que quer sair do Benfica. No entretanto e isto não chega aos jornais... os júniores do Benfica estão a um jogo de se sagrarem campeões nacionais, bastando para isso pontuar na próxima quinta-feira. Eu sugeria vender todos os do plantel que não têm alma benfiquista (ah, pois... ficavam um ou dois, não é?) e jogar com sangue novo e com mística. Whatever the result... e que se gastava menos, lá isso... Para treinar podia ir eu, que fazia um trabalho melhor que alguns que lá têm andado e pedia menos... É que isto são muitos anos a jogar CM e acho que estava na altura de mostrar a experiência acumulada ao mundo! :)

segunda-feira, junho 07, 2004

EU FUI!

Mas antes de escrever o "report" da última noite do Rock in Rio, fica aqui o resultado de um teste que eu fiz, recomendado no Nada ao Acaso!, para ver qual o tipo de louco que cada um de nós é...





Faça você também Que
gênio-louco é você?
Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia




Quanto ao festival, as minhas dores nas pernas e o meu sono ainda não me darão a clareza suficiente para falar disso... mas, a quente, tenho a revelar que a noite de ontem foi fenomenal, a mole humana no Parque da Bela Vista impressionante, e os "artistas" estiveram bem à altura.

Ivete Sangalo aqueceu intensamente a tarde/noite com os seus ritmos brasileiros, conseguindo fazer uns bons 50 mil dançar ao som da sua música (principalmente da fase Banda Eva).

Alejandro Sanz, quase não o ouvi, porque estava no combate de "wrestling", sim... aquele que se tinha de travar para chegar a um hamburger ou a um cachorro! Não posso deixar de criticar, embora tirando este pormenor tudo tenha sido cinco estrelas no festival, que, às 21h30, já não houvesse bebidas nas tendas de alimentação. Algo inadmissível com as previsões de enchente que eram sobejamente conhecidas.

Para fazer a digestão, nada melhor (ou nada pior do ponto de vista médico) do que o concerto de Alicia Keys. Surpreendeu mesmo esta minha "colega" de New York. Quem esperava ver um espectáculo só numa onda "soul" calma e descontraída, ficou atónito com a força em palco da americana. Puxou pelo público como poucos nos seis dias de festival (talvez só os Metallica ou os Black Eyed Peas... e as "brasileiras", mas essas já é costume).

Finalmente, Sting. Esteve em grande forma! Está envelhecido, é um facto, mas em palco continua fabuloso. Pena que levasse uma vestimenta algo kitsch :) mas isto é só a minha opinião... parecia não uma estrela musical, mas sim um árbitro da Super Liga... Aparte isso, conseguiu a proeza de colocar 100 mil vozes a cantar em uníssono os seus êxitos. Fantástico!

No fim de Sting, adiós Rock in Rio, até 2006! Ficaram lá os noctívagos mais corajosos para Pedro Abrunhosa e para a tenda electrónica, que este vosso repórter tinha pela frente uma segunda-feira com outro "leit motif"... decorar antibióticos!

sexta-feira, junho 04, 2004

Está confirmado!



Está confirmado! O Oranginalidade já desconfiava, mas confirmou-se. O Avô Cantigas vai ser o próximo treinador do Futebol Clube do Porto. Ao que sabemos, o herói da pequenada tem andado afastado do público português porque esteve a treinar um clube de futebol em Itália. Conseguiu um passaporte italiano falso e tem o nome inventado de Luigi Del Neri.

Mas como nós somos muito incisivos nas nossas pesquisas (e por vezes até, admito, um pouco caninos, pré-molares ou mesmo molares!) conseguimos provas irrefutáveis de que o Avô Cantigas e Luigi Del Neri são uma e a mesma pessoa!

Aliás, temos muitos mais nomes na forja, que iremos denunciar. Já hoje fiquem a saber que o espanhol Marchena, central do Valência, e o grego Fyssas, defesa-esquerdo grego do Benfica, são também uma e a mesma pessoa, como abaixo se prova.

quinta-feira, junho 03, 2004

EU VOU!



É só para não se admirarem de o dia 6, último dia do Rock in Rio, ir ser o dia da maior enchente deste festival. É que desde que foi confirmada, ainda que não oficialmente, a minha presença nesse dia ali na Bela Vista, a corrida aos bilhetes tem-se tornado desenfreada.

Consta até que a própria Britney pondera ficar mais um dia em Portugal para poder ter uma pequena conversa comigo. A Fergie dos Black Eyed Peas e a Daniela Mercury também manifestaram essa intenção.

A esta loucura não será alheio o facto de as pessoas terem descoberto no post de ontem que eu sou amigo pessoal do Capitão Estrela. Perfeitamente compreensível!!! Aliás... eu não queria criar uma batalha campal nas bilheteiras, mas embora vá lançar o pânico, admito: mais capitães estarão presentes no dia 6 no Rock in Rio. O Capitão América e o Capitão Igloo garantiram que vão cá estar. O Capitão Gancho vai tentar desmarcar uma caça ao tesouro que tinha para esse dia, na tentativa de também poder comparecer.

É o Oranginalidade, sempre em cima do acontecimento...

(um beijinho especial às primas P, V, T e MJ, a quem o bilhete tem de ser agradecido ;))

quarta-feira, junho 02, 2004

OVNI em Portugal?

Pois é... grande mistério envolve o aparecimento súbito na noite de ontem de um Objecto Voador Não Identificado na atmosfera portuguesa.

Vi no telejornal da hora de almoço (muito sinceramente para mim foi mais hora de pequeno-almoço) o grande debate já criado tentando explicar as imagens captadas. Várias opiniões se levantam, desde o lixo cósmico ao meteorito, mas o Oranginalidade está na posse de dados exclusivos que nos permitem avançar com duas hipóteses, sendo que uma destas justifica as imagens de ontem. Garantidamente!

A primeira hipótese, prende-se com a tentativa de uma civilização extraterrestre em procurar um centro de estágio para o Euro2004. É que, segundo uma nova regra criada no campeonato de futebol interplanetário extraterrestre, o vencedor do mesmo tem apuramento directo para o Europeu e Mundial terrestres. Só que a UEFA e a FIFA estão com alguma vergonha de dizer isso, e só vão revelá-lo no dia de abertura do Euro. Sabemos ainda que o embaixador futebolístico dos extraterrestres na Terra já cá está há cerca de trinta anos, para tratar de questões logísticas, dando pelo nome de Abel Xavier.

A segunda hipótese, ainda mais provável, aponta para a visita do Capitão Estrela a Portugal. Durão Barroso não quis comentar, mas as nossas fontes confirmam que o Capitão Estrela é esperado hoje em São Bento, sendo disso reveladoras as dezenas de pacotes de Estrelitas espalhados pelo corredor da residência oficial do PM. No entanto, o Capitão Estrela apareceu ontem por ser dia da criança, tendo vindo visitar o seu amigo de longa data (por acaso autor deste post) JP.

Fica ainda com um dia de atraso a fotografia de criança (a fazer birra, dantes, agora e sempre...) deste OTNI que vos escreve...

O regresso do Jedi... JP queria eu dizer...



Finalmente, depois desta pausa de quase cinco dias, volta ao activo este vosso colega da blogosfera. Peço desculpa por ter andado tão arredado destas lides, mas os meses de Maio, Junho e Julho no meu curso são particularmente intensos, com exames de cortar o pescoço.

Assim, foram cinco dias em que me dediquei a temas menos agradáveis para vocês como inflamações, infecções, tumores e outras coisas que tais... Agora vou ter de me dedicar a decorar o nome de todos os medicamentos existentes, mas vou tentar descomprimir no entretanto e deixar por aqui as minhas "parvoíces" do costume.

A todos um Bom Natal (era a brincar... eu escreverei antes disso)

sábado, maio 29, 2004

Ó pá! Assim também é complicado!



É oficial! Existe mais uma música de apoio à nossa selecção neste Europeu. Depois do hino de língua enrolada de Nelly Furtado, e do hip-hop gasolineiro de cortar a barba... eis que aparece uma música de um grupo brasileiro, em jeito de homenagem à selecção e a Luiz Felipe Scolari.

O problema é que esta música foi feita pelos "Canta Baía!" (sim... eu sei que não se esreve Bahia daquela forma... mas isso estragava a piada...). Em exclusivo, o Oranginalidade traz aos seus leitores declarações de Vítor Baía que, no meio da sua indignação, gritou: "Ó pá! Assim também é complicado! Já não bastava eu pensar que tinha sido convocado quando vi aquele anúncio da relva no chão em todo o lado... agora ainda gozam! Não canto, garanto que não canto!".

O grupo brasileiro já pediu desculpa pelo sucedido, e assegurou-nos, em primeira mão, que vai mudar o seu nome para "Canta Ricardo", com os opcionais "Canta Quim" ou "Canta Moreira". O vocalista do grupo disse-nos ainda que reza todos os dias para Quim não ir à baliza, só e apenas porque o nome "Canta Quim" não tá com nada, né? Parece, palavras dele, "umá fechádura dji uma pórtá sendô féchada".

sexta-feira, maio 28, 2004

Rock in...

É verdade, começou hoje esse grande festival de música... o Rock in Ritto.
O Oranginalidade apurou que os artistas cabeças-de-cartaz para o dia de hoje serão o Pequeno Saúl e o Coro de Santo Amaro de Oeiras. Não conseguimos apurar quem será o tronco-de-cartaz, muito menos os membros-de-cartaz.

Era só isso... como diz o JTRA... verdadeiro serviço publico!

quinta-feira, maio 27, 2004

O homem da noite



Já muita gente falou da noite de ontem e, como tal, não vou chover no molhado. Mas tenho para vocês algumas notícias exclusivas e escaldantes. Tudo isto se relaciona com as declarações feitas ontem pelo homem da noite, o simpático e humilde José Mourinho. Assim sendo, julgo que muitos de vocês ouviram-no dizer "Amanhã vou-me reunir com a direcção do meu clube e vou abrir o meu coração!". Pensam que isto termina aqui? Enganam-se... A pérola veio com a frase "Vou abrir tudo o que eu tenho para abrir!".

Pois é... Mourinho descuidou-se e levou o Oranginalidade a intensa pesquisa jornalística, que nos permitiu descobrir que hoje haverá festa da grande na Torre das Antas. Temos em nossa posse um recibo da compra de um chicote em nome de Jorge Nuno Pinto da Costa e fonte nossa não identificada que trabalha nos correios (obrigado Zé António Almeidinha pelo teu papel importante aí nos CTT) confirmou a existência de uma encomenda marcada como "Artigos de Cabedal" em nome de José Mourinho. O remetente? Ao que parece R.Abrahmovic era o que lá estava escrito...

Tudo indica que esse material foi uma exigência do técnico português para assinar pelo Chelsea. Ai estes são os filhos do dragão...

terça-feira, maio 25, 2004

Auto-ajuda



Se houve coisa que sempre me fascinou nos E.U.A. são os inúmeros livros de auto-ajuda que inundam as prateleiras das livrarias americanas. Então as dos aeroportos nem se fala... O que já me choca mais é o facto de, com o tempo, a moda ter pegado por estes lados, e muitas dessas verdadeiras pérolas literárias terem sido traduzidas para português e estarem aí ao dispor de toda a gente.

Ora, eu considero este fenómeno como quase paranormal. Quem é que no seu bom juízo acha que dá resultado comprar um conjunto de folhas encadernadas com o título "Como dar lucro à sua empresa em 10 passos!" ou então "Torne-se um grande chefe de cozinha em 30 minutos!"? Para não falar dos ainda mais trabalhados "Como vencer os seus medos com a ajuda da música tradicional do Nepal!" ou "Disfunção Sexual? Saiba como curá-la em 15 dias!"...

Enfim, o mais grave disto tudo é que há quem compre. Mas para perceberem que há gente definitivamente influenciável, eu próprio confesso que perdi algumas horas a ler "O ABC do xadrez", talvez na esperança de acrecentar pequenos sufixos ao meu nome e tornar-me quem sabe o Joaoenko Pedrov do tabuleiro... Pior está o meu amigo RM (que me emprestou "O ABC do xadrez") porque tinha outro livro da mesma colecção chamado "O ABC do ténis"... Parece que estou a imaginar o Agassi ou o Sampras, quando eram novos, com a raquete numa mão e "O ABC do ténis" na outra...

segunda-feira, maio 24, 2004

Entrevista a Luiz Felipe Scolari



Com a aproximação do início do Euro 2004, o Oranginalidade associa-se à festa, e, como tal, é natural que vão aparecendo por aqui novidades sobre o assunto. Também é natural que nalguns dias não apareçam posts, já que nos associamos tanto à festa... e a festa às vezes dura até muito tarde no dia anterior...

Hoje trazemos um exclusivo, de uma entrevista concedida pelo seleccionador ao Oranginalidade. Esta é a primeira entrevista dada por Scolari desde que... desde que... o encontrámos ontem para o entrevistar!

Oranginalidade - Luiz Felipe Scolari, está contente por estar em Portugal?
Luiz Felipe Scolari - Eu tô muito feliz de estar aqui, junto a esse povo irmão, gente maravilhosa, cê sabe que o meu avô era português?
O - Ai sim? Curioso... o meu também. Passando à frente, como reage às críticas por não ter convocado Vítor Baía?
LFS - Bem, bem... Não tenho problema com isso. Sou eu que mando, eu é que convoco quem eu quiser...
O - Mas porque não convocou esse jogador?
LFS - Cara, eu te vou explicar, mas isso aí fica em "off-record", não é para publicar... Não convoquei o Baía, porque eu estou apaixonado por ele, e como ele é casado, eu me ia sentir mal tendo esse jogador tão perto.
O - E Boa Morte?
LFS - Lagarto, lagarto, lagarto! Como poderia eu convocar alguém com um nome desses? Ia dar azar na certa, cara.
O - E quais as expectativas para este Euro2004?
LFS - Olha, eu espero que finalmente me paguem, porque o Madaíu já não me passa cheque vai para três meses. Sei que são expectativas elevadas, mas pronto...
O - Só a título de curiosidade, costuma visitar o Oranginalidade?
LFS - Com certeza! Todos os dias, depois do site d'A Bola e do Record, leio esse blog, e de seguida o site d'O Jogo.
O - E para terminar, tem alguma mensagem que deseje enviar ao povo português?
LFS - Tenho sim! Que usem téni Nike... que bebam guaraná... e Coca-Cola, também podem beber...

domingo, maio 23, 2004

Anda cá ao papá



Descansem porque, apesar do título sugestivo, este post não se refere a nenhuma perversão sexual mas a uma música de hip-hop. Com esta primeira frase já devo ter perdido os leitores que esperavam por um conto interessante com personagens como uma jovem colegial mal comportada e um professor exigente... Adiante!
O autor da dita música, dono de um complexo de Édipo mal resolvido, é Boss AC e a obra-prima já tem uns anos mas eu só me apercebi da sua verdadeira beleza há dias.

A letra relata a história de um rapaz que estava em casa, sozinho e triste, num sábado à noite, quando os seus “dreads” o convidam a ir até uma discoteca. Lá encontra uma “alta mulata de caracóis” que tenta seduzir (verdade seja dita, não precisou de se esforçar muito…). À medida que a música é cantada/falada, o ouvinte fica na expectativa de descobrir como corre o “engate”. Para quem não conhece a canção, adianto já que o rapaz é bem sucedido. O namorado da miúda tem que ir à casa-de-banho e o nosso herói, graças ao seu grande engenho e sentido de oportunidade, consegue levá-la para uma escada escura, depois de lhe sussurrar palavras apaixonadas como “Comé? Bora lá!” e “Deixa-me ser o pirata, para tu seres o meu tesouro”. E a mulata arrebatada lá se deixa atrair por esta promessa de amor…

O romance acaba quando ela se lembra de que o namorado deve estar preocupado e volta para a discoteca. Mas a narrativa prossegue. Ele compromete-se a guardar segredo do pecado cometido pelos dois e vê-se que cumpriu: não escreveu nenhum tema para um CD e não canta insistentemente o refrão “Anda cá… vem ao papá”, enquanto uma voz off repete “tu sabes quem és…” em tom ameaçador!

Laranja Mecânica



Consegui finalmente ver este filme, pelo qual ansiava faz tanto tempo. Foi graças ao meu amigo RS, que me concedeu por empréstimo o DVD da obra e eu lá me sentei a observá-la.

E apenas vos garanto que fiquei completamente "plasmado". É um grande filme, e enquanto o vemos nunca nos podemos esquecer da sua data de lançamento: 1971!!! O ambiente futurista é impressionante, a história é perturbante, mas intensa e apaixonante e a banda sonora... ui! A banda sonora até me arrepia... algo de transcendente que me obrigou a ir buscar a mesma muito rapidamente para me poder deleitar na fase pós-filme.

Kubrick encheu-me as medidas! Admito que não seja um cinema fácil de gostar, a história é muito densa, a violência roça o superficial e o vanguardismo do realizador é muito "sui generis". Mas eu pura e simplesmente adorei. Cenas como aquela em que Alex e o seu gang espancam um escritor e a sua mulher ao som de "Singing in the Rain" são absolutamente fabulosas e de um esplendor cinematográfico como poucos conseguem.

Bravo, Stanley! Bravo!

sábado, maio 22, 2004

Os esquecidos!



O Oranginalidade teve acesso à lista de convidados para o casamento real de hoje em Espanha, e pode adiantar-vos alguns membros de famílias reais que foram pura e simplesmente esquecidos. Acrescentamos ainda que essas pessoas estão muito tristes e a ponderar quebrar os seus laços reais.

- Rei Ninho: carismático vocalista dos GNR, Rui Rei Ninho não foi convidado. Consta que terá ido afogar as suas mágoas para a noite da Invicta. Consta...

- Rei das Fardas: pobre senhor, mata-se a vender batas a toda a gente, de médicos a senhoras da limpeza, e também não foi convidado. Uma pena...

- Conde Drácula: pelo que se sabe, não foi convidado devido a dificuldades logísticas em arranjar sangue para a boda real. Ah! E mais do que isso... porque alguns dos pratos da real ementa real vão ter alho, o que seria um bocado chato para o Conde. Em declarações exclusivas ao Oranginalidade, o Conde Drácula confessou: "Não são razões suficientes para não ser convidado. Vou-me fechar no meu caixão a reflectir, mas garanto-vos que o novo casal real não será bem recebido aqui na Transilvânia!".

- Rei de Copas: o mais grave é que além do Rei de Copas, também ninguém convidou os de Espadas, Ouros e Paus. Diz-se que a família real de Baralho de Cartas se encontra profundamente irritada, e o 2 de Paus até nos revelou: "Isto assim é muito complicado amigo, parece que nos baralham, baralham, baralham e no fim ainda nos partem!".

sexta-feira, maio 21, 2004

Culpado é encontrado!



Está descoberto o novo flagelo da sociedade moderna (pelo menos da portuguesa) e que é: o constante aumento do preço dos combustíveis. Esta é uma realidade indesmentível, mas não é essa a novidade que vos trago. Numa investigação altamente secreta (na qual vos posso adiantar que se utilizaram meios de tecnologia de ponta como dois copos unidos por um cordel ou uma lupa para fazer arder folhas) o Oranginalidade foi investigar a questão até ao miolo.

Bem, diga-se em abono da verdade que até ao miolo aplica-se mais às sandes que tivemos de comer para ganhar força para a tenebrosa e periclitante investigação. Mas valeu a pena.

É verdade que tínhamos o trabalho facilitado por duas pistas fulcrais: os abalos sísmicos entre as 14:32 e as 14:37, todos os dias, no bairro do Prior Velho... e ainda o facto de as bolas de berlim em Lisboa serem praticamente todas iguais. Não perguntem porque são fulcrais... nem sequer nós sabemos responder a isso...

No final, conseguimos chegar a brilhante conclusão: os culpados dos aumentos no combustível são os ciganos!!! Isso mesmo, não os países produtores de petróleo, não o governo, não a indústria petrolífera, mas sim os ciganos! A velha mania que os ciganos têm de "snifar" gasolina esgota as reservas do nosso país e obriga o preço a ter de ser aumentado. Uma vergonha... uma vergonha!!! A única solução que vejo para isto é dançar o Malhão todos os dias por volta das 15 horas no meio do Marquês de Pombal! Solução óbvia... mas que ninguém quer tomar! Outra vergonha...

quarta-feira, maio 19, 2004

À terceira é de vez!!!



Como tenho muita lata... este post é na linha de dois recentes... (um deles mesmo recentíssimo, o meu último) e trata da adaptação, não de séries (porque somos muito oranginais por estas bandas e isso depois na verdade tornar-se-ia repetitivo... quer dizer... até parece que assim não...), mas sim de filmes estrangeiros, para português. São novidades muito secretas e portanto só espero que tenham bastante cuidado na divulgação das mesmas (ao dizer isto espero que as publicitem, bem como a vinda aqui ao meu "little corner", numa jogada minha à laia d'"o fruto proibido é o mais desejado").

- Tó Pegane: história de um filho de uma ex-emigrante "na França" (daí a sempre típica mescla do nome António com o Pegane do francês com quem a senhora se casou). O rapaz entra para a Força Aérea, e depois há para lá umas intrigas. Ah! Na cena mais espectacular do filme, Tó Pegan faz um cozido à portuguesa, utilizando para aquecimento dos ingredientes a barriga de uma moçoila pela qual anda embeiçado.

- O Império do Sal: muito bonito este filme, trata das importantes batalhas da Segunda Guerra Mundial passadas na zona de Alcácer do Sal e nas salinas envolventes. Um míudo que foi separado da família passa por uma série de situações e acaba por se moldar ao Império do Sal Nascente. Numa cena inesquecível em que morre alguém próximo dele, ao longe explode mais um paiol de pirotecnia no nosso país, e o míudo pensa que é a alma de quem morreu a ir embora.

- E.T., o jovem da margem sul: esta película conta-nos uma história ternurenta, de um jovem da margem sul, que aterra por acidente em Lisboa, e que como é natural se sente que nem um extraterrestre nesse mundo complexo e diferente. Os cientistas tentam a todo o custo examinar um exemplar de uma espécie tão rara. Entretanto, o pobre jovem apenas queria telefonar para casa... (Só para avisar que chegava mais tarde ou assim, deve ser isso...)

- Hábito: esta sim a grande novidade. Sim, grande, porque ainda não há versão estrangeira deste filme. Peter Jackson irá provavelmente aceitar rodar em exclusivo a versão portuguesa da história de Tolkien, com as devidas adaptações. Neste caso, vamos ter um monge marreco, que tem uma viagem cheia de perigos (tão grandes como nadar no Trancão ou atravessar a pé a Segunda Circular) para conseguir o tão desejado objectivo de chegar ao Covil do Dragão (leia-se estádio) e de conseguir o tesour. O tesouro está guardado por esse terror dos humanos, o monstro JNPdaC! Pelo caminho encontra um surpreentente "cachucho", que o torna invisível (mas só nos balneários das raparigas). Este filme é o prelúdio à famosa trilogia "O Senhor dos Cachuchos". Porquê hábito no título, não é? Porque o hábito faz o monge...

Andam poetas à solta na blogosfera

Acabadinho de sair do forno, o Oranginalidade teve o prazer de receber por e-mail este pequeno, mas bonito poema, da autoria de Ana Lima, com o título "Piedade". Assim vai:

"Piedade
Eu que calo a todas as horas...
Que sei que no desespero mudo
As palavras se fazem agulhas,
Que da expressão das dores sem nome...
Sobra um andar de esperança perdida,
Amanheço pedindo, anoiteço implorando
Que das trevas se erga uma alma
E me acompanhe no silêncio profundo"

terça-feira, maio 18, 2004

Mais coisas que se seguem!

Muitos de vocês se recordam (honestamente ninguém se lembra, não é?) de algumas notícias bombásticas trazidas a público pelo Oranginalidade sobre séries estrangeiras que vão ser brevemente adaptadas ao nosso mercado, e em português. Pois é... para vosso gáudio (ou grande tristeza... é... deve ser mais isso) o Oranginalidade teve acesso a mais umas pérolas que vão seguir essa mesma rota e que aqui ficam para vocês.

- Sem Fel: esta série é sobre um comediante, que faz piadas sozinho e deixa toda a gente a rir. Vejam só esta piada exemplar, que dá o nome à própria série: "O banco do Benfica tinha fel e o do Porto tinha mel, logo era um banco Sem Fel". Diz-se que em breve este comediante é capaz de ir fazer humor para Inglaterra.

- Dá-las: série passada num rancho alentejano, sobre uma família muito rica, em jeito de telenovela, com muitos amores e desamores. Usam muito chapéus à cowboy e o ponto principal da história é que a cadela desta família teve oito cadelinhas pequeninas, e a família tem de arranjar maneira de dá-las.

- Chias, aquele bar: não tem muito interesse, mas aparentemente passa-se tudo num bar, em que as pessoas vão entrando, saíndo, conversando por lá... ah! E a porta do bar chia, o que dá nome à série!

- O Barco do Humor: esta sim parece ser uma grande série! Num barco de cruzeiro enorme, que faz esse maravilhoso percurso Cacilhas-Seixal-Barreiro-Cais Sodré-Cacilhas (romântico "pra caramba"), em cada episódio toda a gente se ri muito, porque a tripulação (que é sempre a mesma) está sempre numa de fazer larachas. A banda sonora inclui músicas como "O humor está no ar" (no episódio em que Herman José anda aos saltos num trampolin) ou ainda o magnífico "Humor de mãe" (neste episódio uma mãe que acha que tem graça, diz muitas piadas secas, e o episódio acompanha o drama do afastamento dos seus filhos em função disso).

segunda-feira, maio 17, 2004

Primavera...



Em Maio vive-se a plenitude da Primavera. O calor ameno trouxe as andorinhas de volta aos beirais, onde reconstroem os seus ninhos com dedicação; as flores abrem-se envergonhadamente e estendem-se verticais ao sol do meio-dia e as pessoas parecem mais felizes com a promessa do Verão. Oiço na rua a música da Natureza… Mistura-se harmoniosamente com o compasso agitado da grande cidade. Que mês perfeito!

Ou quase… Como todas as utopias, também esta tem uma lacuna e alguns, menos ditosos, conhecem-na bem. Pobres dos que padecem das alergias tão características desta época do ano! O pólen, para mim símbolo da fertilidade primaveril, significa para estas pessoas espirros, comichões, olhos lacrimejantes, pingo no nariz…
Hoje, desejo a todos os alérgicos um alívio da sua hipersensibilidade. Que possam, como eu, inspirar profundamente este ar maravilhoso e apreciar a beleza da estação!

domingo, maio 16, 2004

Bomba



Mais uma vez fomos confrontados através da comunicação social com um caso dramático da morte de um jovem desportista. Este ainda cinco anos mais novo. Estas notícias são verdadeiras "bombas" na nossa reflexão... Para os que praticam desporto e têm a idade próxima da destes atletas, como é o meu caso... para os pais de quem pratica desporto e que têm filhos destas idades... para os avós, para os amigos, enfim...

Também é verdade que não podemos ter pena só nestes casos. Temos de nos lembrar que diariamente morrem pessoas, e algumas jovens, nos nossos hospitais, com as mais diversas patologias. A primeira vez que fui fazer banco (de Urgência, entenda-se), passados cinco minutos, passava no corredor uma maca com um doente acabado de morrer... entretanto nos cuidados intensivos (ou Serviço de Observação, como preferirem) cerca de dez pessoas debatiam-se entre a vida e a morte, monitorizadas por todos os aparelhos e mais alguns. A minha presença no mundo da saúde/doença faz-me ter uma perspectiva algo diferente da maioria da população no que toca a estas questões, mas não é por isso que elas me chocam menos.

Afinal, acho que somos todos vulneráveis ao que é mediático e nos entra pela casa dentro sem pedir autorização...

Que descanse em paz o jovem atleta do Benfica, assim como as outras pessoas que morreram ontem no Hospital Curry Cabral (que é aquele em que eu já fiz mais bancos) e nos outros hospitais portugueses e do mundo...

(quis a ironia do destino que esta fotografia a que dei o título de "Bomba Atómica" tivesse sido tirada por mim, estando o sol "bombástico" situado precisamente no sítio do campo do Sport Lisboa e Olivais, onde o Bruno Baião teve o seu colapso fatal...)

sábado, maio 15, 2004

Bright new day



Os meus passeios de bicicleta aqui pelo Parque são como que uma dose reforçada de boa disposição. O ritual de pôr os phones, abrir a garagem, acelerar até junto do Oceanário... e depois aproveitar o bom ar que o rio nos traz. Sim... porque o rio ainda nos traz bom ar, cheira a mar, cheira a algas, transpira boa onda.

O que se retira dos passeios é muito vasto. Um grande amigo meu, companheiro de pedaladas, tem alguma queda para o ciclismo. No sentido literal da palavra... :) Acha graça ao chão destas bandas e então entra em contacto muito próximo com o mesmo.

Já eu... se há algo que me dê prazer é levar o meu "piqueno" para poder fotografar oportunidades. Sim... podem não achar graça a essas oportunidades, não é? Mas dá-me mesmo gozo... Sinto-me bem. Capto o momento e o momento capta-me a mim.

E hoje partilho um desses momentos aqui... numa lembrança de há dois ou três meses... em que as nuvens ainda preenchiam preferencialmente o céu...

sexta-feira, maio 14, 2004

Chocado



Vim agora do ginásio e tenho a dizer que... estou chocado. É que só hoje cheguei a uma constatação, que talvez até já pudesse ter sido atingida mais cedo. E estou a falar das velhotas que lá andam. Gente com mais de 60 anos a fazer máquinas como quem se está a preparar para uma competição de halterofilismo.

Meus amigos, mas afinal o que é isto? Ninguém duvida da importância de manter uma vida activa em todas as idades... Ginástica (hidro ou não hidro), quando muito bicicleta ou andar na passadeira... isso ainda percebo e até aplaudo! Agora, musculação??? Mas quem é que aquelas velhotas querem ir engatar? De que é que lhes serve trabalhar os peitorais ou os bicípetes braquiais? E os rombóides? Meu Deus... até os rombóides! Para terem costas firmes...

Venho chocadíssimo... só me estou a imaginar uma destas noites a sair, a ver um corpo todo bem trabalhado de "femme" e quando esta se vira... apresenta-se no esplendor dos seus 80 anos. Medo!

quinta-feira, maio 13, 2004

Les filles de mon âge



Nascemos nos primeiros anos da década de oitenta e passámos a infância vestidas com bibes aos quadrados e com medo da professora primária, que tinha autoridade para nos aplicar uma açoite quando não fazíamos os trabalhos de casa. O programa de televisão onde passavam os desenhos animados era o Um-Dó-Li-Tá e assistíamos ao Meu Pequeno Pónei, aos Ursinhos Carinhosos, entre outros. Os rapazes viam os Transformers e as Tartarugas Ninja. E quem se lembra de ouvir o Avô Cantigas? Seria a parte da letra “todas as crianças são minhas amigas” tida como inócua nos dias de hoje?
Líamos Enid Blyton (Os Cinco, Os Sete, As Gémeas no Colégio de Sta. Clara) e os livros Uma Aventura, das conhecidas autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. E eu perguntava-me como é que as personagens dos livros, que eram da nossa idade, tinham tanta liberdade para acamparem com os amigos nos sítios mais recônditos. Imaginava que a minha vida também poderia ser assim e que nas próximas férias não tinha que ir com os meus pais outra vez para o Algarve…
Na adolescência usávamos calções de lycra (ai, que vergonha!) e ténis All-Star, ouvíamos Bon Jovi e pensávamos que A Lua de Joana era o melhor livro alguma vez escrito!
Agora que somos vintonas e podemos, finalmente, comprar e comer uma Gorila sem pedir autorização aos pais, a pastilha da moda é a Bubaloo!...
Resta-nos reviver estes “bons velhos tempos” com os amigos, contemplar as fotografias amarelecidas que nos recordam quem fomos… e nos lembram que temos ainda muito tempo para Ser!

Sun is back


A luz das pirâmides, por JP


E o astro-rei volta esplendoroso como sempre. Acorda explosivamente, como que numa sinfonia de cor e luz, como se se tratasse de um espectáculo de pirotecnia que ilumina a manhã... Essa manhã que ainda trazia aquele friozinho acolhedor de quem recolhe os navegantes da noite e arrepia os ossos dos corajosos da manhã que vão para aqui e para ali.

Cruzam-se uns e outros... se estiver um céu de nuvens, se houver neve, se chover... nem se olham. Mas agora contemplam-se. Sortes, azares, sentimentos cruzados no passar de uma pessoa por outra a meio de uma avenida. Por testemunhas só as árvores, os "pius" dos pássaros e a calçada portuguesa nas suas curvas alvi-negras. E seguem para nunca ou quase nunca mais se verem, mas fica o momento, fica a alegria do contacto humano, fica mais uma pedra num pilar chamado cultura.

E agora as gotas de orvalho já escorrem do poste de iluminação, a humidade... também ela diz adeus à noite e ele vai cada vez mais alto, amarela tudo, não deixa ninguém na sombra. A água enrola-se na sua luz, como quem se espreguiça de prazer, ganha outro ar, outra pureza, e prateia-se... prateia-se e prazenteira-se... e assim ficará umas boas 14 ou 15 horas...

Que falta que o sol nos faz... seja o do Cairo ou o do Parque das Nações

quarta-feira, maio 12, 2004

É hoje o dia 12 de Maio



Tenho a certeza que muitos de vocês receberam o entretanto famoso mail, em que se conta uma história de alguém (que é sempre muito próximo de quem conta a história ou manda o mail... cof cof) que encontrou uma carteira no autocarro/metro/barco de Cacilhas (riscar o que não interessa) e que ao abri-la viu os documentos e foi devolvê-la ao dono, que era um indivíduo indiano/paquistanês/árabe (riscar novamente o que não interessa). O senhor ficou muito agradecido e queria pagar a quem devolveu os seus pertences, mas a pessoa não aceitou e então o senhor disse-lhe: "Olhe, então só lhe dou um conselho... não beba (agora não se pode fazer publicidade, mas era uma bebida cujo nome começa por C, acaba em A, e pelo meio tem as letras OCA-COL numa ordem perfeitamente aleatória, como é óbvio) a partir de 12 de Maio".

E acabava assim. Ora... eu não estou a gozar com esse mail. Longe de mim, porque isto são coisas sérias e com isso não se brinca. Só acho foi que se esqueceram de outros conselhos que o senhor também é capaz de ter dado ao "devolvedor de carteiras", como por exemplo:

"Olhe, não fume muito tabaco a partir de 12 de Maio"
"Olhe, quando chover use chapéu"
"Olhe, quando o sinal muda para verde é para avançar"
"Olhe, estar vivo é o contrário de estar morto"
"Olhe, os gajos da P...i (preencher os espaços com as letras e, p, s) deram-me bom dinheiro para mandar este mail..."

Isto sim coisas utéis e a reter! Hmpf...

(a fotografia não é com intuitos publicitários... é só mais uma incursão de JP e o seu telemóvel ao mundo árabe, o que neste caso até vinha a propósito...)