terça-feira, outubro 05, 2004
Mais quintas...
Quinta dos Políticos - ouvimos boatos de que já há algum tempo é possível observar este programa num canal televisivo AR TV.
Quinta dos Médios Defensivos - com uma contribuição preciosa de Giovanni Trapattoni e do Benfica será possível ter muitos participantes nesta quinta.
Quinta do Utilizador Pagador - ainda não se sabe bem qual será a procura...
Quinta do Gladiador - os vários participantes fingem que são o Russel Crowe e vão viver numa quinta com leões ferozes. Sempre que um leão fizer das suas... entra novo participante.
Em qualquer uma destas quintas pensa-se que o prémio final será fantástico: terão direito a um bloqueio do sinal da TVI durante 10 anos!!! Quem não gostaria...
segunda-feira, outubro 04, 2004
Descreve o que fizeste no domingo que passou...
Neste caso não posso falar na primeira pessoa. O objecto encontrado na minha arrecadação pertence à minha mãe. Trata-se de um antigo caderno de provas para preparação do exame da 4ª classe no qual estão pintados desenhos surpreendentemente bem feitos para uma criança de 10 anos e composições encantadoras, escritas a caneta de tinta permanente, como esta que aqui transcrevo. O enunciado é o título do post.
“Eu no Domingo passado, logo que me levantei fui tomar banho e depois comer. Em seguida fui fazer os trabalhos escolares que a Sra. Professora havia marcado no dia anterior. Depois, como já eram 1h30m da tarde, fui almoçar e seguidamente fui de novo recordar as minhas lições. Depois de ter tudo estudado guardei os utensílios escolares na mala e fui, então, jantar e quando acabei de comer fui deitar-me. E assim terminou o meu Domingo que descrevi na redacção.
O Domingo é o sagrado dia que Nosso Senhor nos deu para descansar.
Lisboa, 3 de Maio de 1967”
Gosto especialmente da conclusão… Muito coerente com o resto do texto, não acham? :)
terça-feira, setembro 21, 2004
Setôr...
Mudam os lentes, muda a sua designação, agora são todos "professores". Nem ninguém se atreveria em ambiente universitário a chamar alguém de "setôr". Devia dar logo direito a processo disciplinar.
E realmente "setôr" é, admitamos, transmissor de alguma calanzice. Não considero ofensivo, mas não nos teria custado ter tratado os nossos professores por uma designação idêntica à universitária.
Até porque professores como o Professor Fróis de Psicologia ou a Professora Célia de Português têm muito maior dinâmica de ensino que alguns dos pseudomestres universitários.
Ainda bem que ao menos os "setôres" são bem tratados pelo Ministério que neles manda... pelo menos noutros países...
sábado, setembro 11, 2004
Liguei o aparelho para ver o que se passava e fui confrontado com isto...
Image from CNN
A minha reacção foi sair da cabana a chorar de raiva e desatar a correr para a praia a perguntar "Porquê? Mas porquê?" e a imaginar-me envolvido numa nova guerra mundial.
Por ironia do destino, Bellows está situada na ilha de Oahu, Hawaii, e foi precisamente o primeiro sítio da ilha a ser atacado no ataque a Pearl Harbor. Não muito longe da minha cabana estava uma estátua a um morto atingido pelos aviões japoneses. Ali estava eu no local do maior ataque em solo americano até então...
Vivi esse dia e os dias seguintes no país onde o ataque aconteceu. Apesar de estar mais longe de NY do que se estivesse em Lisboa... vi mais de perto a apreensão das pessoas, tive de passar por checkpoints militares e vi os níveis de alerta serem elevados para o seu máximo.
O ataque a Nova Iorque atingiu-me profundamente. Tenho uma relação muito especial com a cidade e, recentemente, ao falar com amigos americanos apercebi-me que conheço muito mais a cidade e reconheço-me muito mais nela do que 99,9999999% do povo americano. Que se sentiu mesmo assim muito atingido pelos ataques.
Para quem não o viu, recomendo que vejam o filme "25th Hour" de Spike Lee, que é na minha opinião o melhor filme de 2003 e que tem, novamente na minha opinião, um dos melhores diálogos (na verdade um monólogo esquizofrénico) da história do cinema, onde as vivências e realidades de Nova Iorque são todas analisadas por Edward Norton frente a um espelho.
Como esta minha dissertação já vai longa, resta-me dizer que a minha NY será sempre a minha NY, minha segunda (às vezes primeira) cidade e que o skyline de Dowtown Manhattan será sempre assim...
Pelo menos no meu coração e na minha memória!!!
quarta-feira, setembro 08, 2004
Oranginalidade "5 horas e meia da tarde"
Depois do "SIC 10 Horas", a Dra. Rabeca Queijo Gouda aceitou gentilmente conceder uma entrevista ao programa "Oranginalidade 5 Horas e meia da tarde".
Oranginalidade - Boa tarde Dra., ouvimos dizer que hoje nos vem dar mais alguns conselhos de saúde.
Rabeca - É verrdade, eu venho cá elucidarr os homens e mulherres porrtuguesas.
O - E que novidades são essas?
R - Então, venho avisarr os porrtugueses que se tomarrem uma caixa de Xanax inteirra ficam com uma ganda moca.
O - Ah, e mais algum conselho?
R - Sim, sim, também querria dizerre que se tomarrem dois frrascos de Prrozac ficam a verre coisas boas e que se engolirrem de uma vez toda trrês caixas de Inderral o vosso corração parra.
O - Pois, tá certo, mas olhe... isso é seguro?
R - Com cerrteza, com cerrteza, mas pelo sim pelo não... tomem essas coisas perrto de um hospital, não vá o Diabo tecê-las, esse malandrro!
sexta-feira, setembro 03, 2004
Os barcos que se aproximam
- O Barco da Ganza (proveniente da Jamaica)
- O Barco da Pena de Morte (proveniente dos Estados Unidos)
- O Barco da Coca (proveniente da Colômbia)
- O Barco da Tortura (proveniente da Coreia do Norte)
Estão previstas várias manifestações nas ruas das nossas cidades, visto que as actividades praticadas nesses barcos são proibidas no nosso país e há muita gente que se acha no direito de optar por elas. Falámos com alguns desses futuros manifestantes e descobrimos cartazes como "Eu também quero a injecção letal", "Tenho direito a levar com a moca de pregos" e ainda "E a Coca-Cola é feita de quê?".
quinta-feira, agosto 19, 2004
Vamos ao circo
O circo perturba-me. Os porquinhos até podem ser simpáticos e não discuto a origem dos ursos mas há imagens que me impressionam. Meia dúzia de leões tristes enclausurados numa jaula pequena; macacos sem árvores para trepar; cãezinhos vestidos de bailarinas ou com o equipamento de clubes de futebol. E não só animais ... É o ilusionista que troca de roupa no intervalo e se transforma no atirador de facas; a assistente do ilusionista que tem quase sempre mais de 50 anos e ainda acumula as funções de trapezista com collants esburacados e de vendedora de amendoins; o palhaço pobre e o palhaço rico, ambos com piadas paupérrimas.
Sentada na plateia, contemplo com desagrado as exibições dos supostos artistas e os truques contrariados dos animais. Acho que estou sozinha na minha reprovação. Em volta, todos se riem eufóricos e abanam a cabeça ao som de músicas populares, enquanto os palhaços, agora convertidos em mercadores, lhes impingem canudos coloridos de plástico que se iluminam na escuridão da tenda.
sexta-feira, agosto 13, 2004
A tradição do espelhinho
Hoje de manhã no barbeiro passou-se o que se passa sempre...
- Olá senhor Fernando, como está?
- Vaixe andando, vaixe andando.
Depois lá se fala de bola, lá se tenta escapar às investidas do barbeiro para mudar o tema para a política e por aí fora.
Mas o momento que considero o clímax do corte de cabelo tradicional, é quando no fim o senhor pega num espelhinho pequenino e nos mostra a parte de trás do cabelo. E ao mesmo tempo olha para nós e cabe-nos acenar. Apenas me pergunto, porque raio acenamos nós a aprovar o corte???
Acham que se o senhor nos tivesse esgravetado o cabelo todo lá atrás ia mostrar a calamidade do seu trabalho? E quando o trabalho não está escandalosamente mau, pouco sabemos para opinar sobre o assunto...
Enfim, digam que sim.
terça-feira, agosto 10, 2004
Quando chove

O que acontece numa terra de praia quando chove?
As pessoas não vão à praia - parece-me óbvio.
Como as pessoas não vão à praia, todos os outros sítios, que não a praia, se enchem de um matagal de gente.
O matagal acumula-se nos cafés, onde passo a ter que beber a bica de pé, como se já estivesse atrasada para o trabalho, nos mini-mercados de esquina que, cheios de pessoas, dão a ilusão de serem filiais do Continente, na farmácia (uma gota de chuva na mioleira é quanto basta para desencadear o pânico da gripe), nos salões de jogos que já tinham rufiões e passam a ter rufiões ao quadrado.
Não há nada para fazer. Regresso a casa. Nas casas de férias as televisões só têm quatro canais e não estou com disposição para ver um episódio re-repetido do Rex. Leio para combater o tédio e o mau humor que este Inverno antecipado me provoca.
Pães e companhia
E pessoa atrás de pessoa, cada um pede a sua sandes. Uns preferem o queijo derretido a entrelaçar-se no bacon, outros o frango de aviário "entranchado" no pão e há ainda os que se deleitam com as delícias do mar, vulgo "marisco dos pobres". Em comum têm todos algo: estão nesta mesma fila à espera da sua sandes.
E, de forma magnífica, a rapariga do balcão vai perguntando o que o cliente quer, mas não o cliente que está perto dela (esse já o atendeu). Questiona, isso sim, o sexto ou sétimo da fila e, após a resposta deste, lá acrescenta mais um tabuleiro à panóplia de tabuleiros vazios, com tickets soltos e selvagens, que estão à sua frente.
Os sete coitados lá vão pacientemente esperando que as lesmas que trabalham nestes postos de "comida rápida", em tradução à letra, se dignem a trazer o seu pedido. Entretanto, podem até divertir-se a ver o Cajó a beliscar o traseiro da Vanessa, e assim testemunhar o amor entre dois empregados desta empresa de sandes. E violência verbal também não falta, visto que a Vanessa começou a gritar com o Wanderley, dada a velocidade de caracol com que este preenchia os pacotes das batatas fritas.
E assim se espera pelo almoço nos dias de hoje. Resta saber o que vem... a seguir, faxavôri!
sábado, agosto 07, 2004
Praia
Mais um Agosto que chega e com ele chega também a vontade de ir à praia. E na praia vê-se de tudo um pouco. Dá-me ideia que é provavelmente o local mais multicultural à face da Terra.
Enquanto vou fingindo ler o meu livro, observo as múltiplas famílias e personagens à minha volta...
A senhora que está lá por frete, o senhor que ainda julga que a sua musculatura abdominal é a de outros tempos, o míudo que pede a atenção dos pais, que fingem que não o ouvem... tantos casos para relatar.
E há sempre os mais engraçados, entre os quais julgo poder eleger:
- Os tipos do skeetboarding (ou wakeboarding...) que, invariavelmente, se "espetam" contra as pernas repletas de varizes das senhoras que só se tentavam molhar até ao joelho...
- O senhor "hiper-oleoso" que deve achar que fica bem, mas que a mim me dá a clara ideia que o pobre infeliz tropeçou e estatelou-se por inteiro num balde de manteiga...
- Por último o meu favorito de um destes dias, o míudo hiperactivo, que não se calou o tempo todo... Lá ia ele comentando tudo o que fazia... "Miguel, o homem da prancha", "Sou o Miguel, o faz castelos", "Miguel, o rastejador"...
terça-feira, agosto 03, 2004
Infância
sexta-feira, julho 30, 2004
Carpe diem
Mais uma fase de exames que passa e eis-me de volta ao blog. Estive isolada durante dois meses e de regresso ao mundo não o reconheço.
Falam-me de filmes que não vi, programas de televisão de que desconhecia a existência… Devo ter sido submetida a uma experiência de criogenia e agora que fui descongelada descubro que estou no século XXIII! Tenho os amigos em atraso e o quarto por arrumar…
A palavra praia é-me estranha. Alimento-me da memória da sensação de pés quentes enterrados na granulação da areia fria e húmida. Que saudades do meu corpo salgado do fim de dia estendido na água tépida da banheira!
Estes dias de serena felicidade pareciam-me tão distantes na angústia do estudo… Agora estão perto. São estes dias. É o presente!
“Colhe o dia, porque és ele.” Ricardo Reis
quinta-feira, julho 29, 2004
Em cinzas
Ardeu esta noite o convento do Beato (pelo menos cerca de 70% do mesmo). Depois de quinhentos anos de vida, misteriosamente incendiou-se...
Era um espaço com uma acústica magnífica, basta lembrar os vários albuns que ali foram gravados... de uma variedadade tal que vai de Madredeus a Scorpions. Era ainda um local óptimo para eventos como a Feira de Antiguidades que visitei o ano passado ou certas conferências ou convenções.
Agora... nada. São as curiosidades desta vida. Quem sabe daqui a uns meses não se vê, também muito misteriosamente, nascer naquele espaço mais um monstro de betão lisboeta...
quinta-feira, julho 22, 2004
Dos quatro cantos do mundo
Quatro cantos do mundo, quatro cantos do mundo... tantas vezes se utiliza esta expressão. É pena... já viram? Afinal ficámos todos parados na época da terra plana e ninguém nos avisou disso. Porque se o caso não é esse, desafio astrónomos, geólogos, tarólogos (bem, estes se calhar não...) a mostrar onde estão os quatro cantos do globo (ainda que achatado) terrestre.
Mesmo assim, também percebo que não fosse muito bonita a expressão "das quatro porções de superfície esférica mais afastadas entre si".
No entretanto estão agora a dizer na televisão que o Mantorras está preso no aeroporto por ter um passaporte falso. Este "sistema", faz de tudo para parar o futebol espectáculo e de ataque deste Benfica versão Trapattoni.
Para se divertirem um pouco, e quiçá distrair do estudo, descubram aqui esta pérola, que é a prova da boa recepção que os adeptos ingleses estão a oferecer a JM.
sexta-feira, julho 16, 2004
A problemática da conjugação verbal
Mas é verdade, isto trata-se de um problema bastante grave que está a por em causa a sanidade mental de muitos estudantes, principalmente a minha!!!
Ora vejam lá se eu não tenho razão:
Eu ainda não estou de férias!!!
Tu se fores um sortudo já estás de férias
Ele está de férias há um mês
Nós queremos desesperadamente ficar de férias mas não está para breve!!!
Vós podeis estar que me é indiferente
Elas (as férias) estão para uns e fogem de outros! Acho seriamente que deviam ter aulas de educação cívica para não discriminarem nenhum cidadão!!!
Digam-me lá como é que uma pessoa nestas condições pode fazer as coisas como deve ser?!?
Não há condições... não há condições...
segunda-feira, julho 12, 2004
Clown
O palhaço abriu a porta e saiu à rua. À primeira ninguém reparou nele... afinal, estava vestido com cores nada vivas e apenas maquilhado ao de leve. Continuou viela após viela, até chegar à Avenida Principal. Aí chegado montou o seu "estaminé". O chapéu estrategicamente colocado diante do seu plateau, mesmo a jeito de receber as contribuições de quem passasse. Um lençol no chão, encarnado pois claro, há que chamar a atenção...
E ali passou a manhã. Imitou, deu piparotes, encheu balões, tocou saxofone, tentou encantar e tentou e tentou...
Era já hora de almoço, mas ele não foi almoçar. Tinha de aproveitar a maior afluência de público!
A paciência esgotou-se por volta das três da tarde. O desespero infiltrou-se até às entranhas do palhaço pois em tanto tempo de vida, muitas vezes complicada, nunca tinha tido um dia assim, em que ninguém olhasse sequer para a sua arte. Incrível como em toda uma manhã e princípio de tarde nem uma criança, nem um reformado, nem um turista... ninguém parou para o ver.
Pegou no chapéu tão vazio como a sua alma e subiu a Avenida a pensar na vida.
No dia seguinte encontraram o palhaço enforcado numa corda pendente da estátua que encimava a Avenida Principal. E então... todos notaram a sua presença...
sábado, julho 10, 2004
Back...
Pois é, um exame e uma pequena escapada até ao sol algarvio mantiveram-me afastado do meu querido blog e dos seus ilustres leitores. Neste regresso, primeiro que tudo, há que rectificar o último post...
Sim, o optimista sobre a final. Sempre deu para nos rirmos um bocadinho antes, já que durante e após o jogo a vontade não foi tanta... No entanto, fica um balanço simplesmente fabuloso do Europeu. Quer a nível desportivo, quer, principalmente, a nível da organização. E digo principalmente porque era sobretudo importante para o nosso país passar uma boa imagem de si mesmo e tentar evitar qualquer problema de diversas ordens: segurança, logística,... Acho que estivemos cinco estrelas nesse aspecto.
Acabado o Euro, merece ainda a pena pensar sobre esta onda de patriotismo que nos assolou e pensar na forma de, no futuro, conseguir mobilizar algo de semelhante. Não será fácil, nada fácil, mas pelo menos foi provado que possível é...
E por agora fica por aqui o post do "regresso" para não vos congestionar com palavras após tantos dias de aporte diminuído.
domingo, julho 04, 2004
terça-feira, junho 29, 2004
Bela ideia...
Nós gostamos de ser simpáticos com os nossos adversários e por isso arranjei este belo avião para a equipa do país das tulipas poder voltar para casa. E isto não é euforia desmedida, eu não disse que eles iam embora amanhã, esperando lá no fundo que sim.
No entretanto, bem que amanhã poderiam ser "florinhas" em campo, gentis, fracas e a abanar ao vento... Não lhes custava nada. E nós arranjámos para eles um avião tão bonito... que não sei se repararam, mas na parte de trás tem um lugar especial para Dick Advocaat.
E fica ainda o aplauso ao nosso Primeiro-Ministro que deu o mote! Sacrificou a sua posição para poder dizer que uma laranja já se foi embora para o Benelux... esperando assim que amanhã vão mais vinte e três!
sexta-feira, junho 25, 2004
ORGULHO!
O título do post basta... não acho necessário escrever muito sobre algo que se "sente" acima de tudo, vale mais que mil, duas mil, três mil palavras!
Entretanto algumas notas do jogo de ontem...
- Wayne Rooney teve a infelicidade de partir um pé e ao que se sabe já pediu uma dose diária de 10 McMenus para se alimentar enquanto estiver a recuperar.
- Foi muito bonito o fair-play de Cristiano Ronaldo ao pedir desculpa a Ashley Cole depois de lhe ter acertado com um forte pontapé no peito e na cabeça. Mas foi muito mais bonito ver Cristiano Ronaldo a desmanchar-se a rir quando lhe voltou as costas... Irra, é que aquele Cole já irritava!
- Nuno Gomes está permanentemente com alucinações. Só isso poderá explicar que quando está a ser entrevistado no final das partidas, enquanto fala, olhe para o lado, frequentemente o direito, local onde não se encontra ninguém, pelo menos que o comum dos mortais observe...
- O jogador com mais azar da selecção é o Jorge Andrade... Acho que todos repararam que o pobre português foi atropelado pela máquina de cortar a relva, ficando o seu cabelo naquele estado lastimável. Coitado do Jorge Andrade...
- Notícias chegadas agora mesmo indicam-nos que Figo foi visto hoje e que ainda continua com uma chucha na boca, um ursinho na mão e a bater com o pé no chão. Os médicos não conseguem explicar o que se passa... de qualquer das formas consta que na perna do urso está escrito "Scolari".
terça-feira, junho 22, 2004
Próximo!
Olé! E os espanhóis já foram para casa... Um jogo com um ambiente fantástico, de muito sofrimento, mas no final dos 93 minutos conseguimos levar a melhor e deixar em êxtase um país que anda de rastos por outros motivos.
Até quem não gosta de futebol me parece que ficou contente com a vitória, com a dinâmica dos festejos.
O meu amigo RS deu finalmente por bem gastos os 165 Euros investidos neste campeonato...
Enfim... um sem fim de emoções e factos que me deixaria aqui a escrever horas...
Mas isso agora é passado!!!
O que conta é quinta-feira, a Luz vai-se incendiar e temos de intimidar os ingleses nas bancadas e em campo! Começa já tudo a ir para Albufeira e pô-los na ordem! Que quando for uma questão de 11 para 11 também teremos de fazer o mesmo!
CONTRA OS BIFES, MARCHAR, MARCHAR!!!
sábado, junho 19, 2004
Ministério do Bom Senso
Quando há uma mudança de governo, acontece algo que sempre me fascinou (e não obrigatoriamente pela positiva), que se prende com a extinção de determinados ministérios e a criação de outros.
Esta remodelação orgânica é, a meu ver, mais um factor de entrave ao desenvolvimento do nosso país, pois muito raramente se retiram daí grandes vantagens. No entanto, dentro dessa dinâmica, se eu fosse eleito Primeiro-Ministro, julgo que a primeira pasta nova que eu criaria seria o Ministério do Bom Senso.
A função do titular desta pasta seria controlar o bom senso dos seus colegas ministros. Pois... isso mesmo... seria o ministro com mais trabalho e também aquele que teria menos sucesso. Mas se conseguisse sequer aumentar em 2 ou 3 % o bom senso das decisões que são tomadas por aqueles que nos governam (decisões essas quase invariavelmente mal tomadas nos últimos séculos) já se retiraria daí alguma vantagem.
O pior é que esse ministro teria de obedecer a uma característica fundamental... o bom senso! E onde é que eu vou arranjar um político assim?
quinta-feira, junho 17, 2004
Calor...
A ironia do destino, essa companheira de viagem que sempre nos segue, quis que eu tivesse de estudar os golpes de calor e os efeitos das vagas de calor logo nesta altura do ano. Pelo meio dos mecanismos fisiopatológicos associados a essas situações, tinha ainda a esperança de encontrar algo escrito do género: "É dado um desconto suplementar aos estudantes universitários, já que o trabalho exercido pelo organismo para manter a temperatura interna constante não é compatível com a apreensão de conhecimentos".
Mas não... para minha desilusão não encontro nada sequer semelhante a tal afirmação. Sou assim forçado a luta desumana contra esse flagelo, que parece que é culpa dos sprays desodorizantes e assim... Esses malandros! Deviam estar agora a estudar por mim, a ver se não lhes custava também.
De calor também se falou ontem, embora seja mais calor humano. Primeiro, o calor humano que senti na Luz, em mim e em todos os que foram apoiar a selecção. Tive medo apenas de que eu e os outros acabássemos por derreter, uma vez que, apesar do resultado, a exibição da nossa equipa não chegou a ser sequer morna...
E o calor prolongou-se noite fora... Cada povo tem a sua forma própria de festejar as vitórias. Não queria que os portugueses fossem como os ingleses, em que festejo é sinónimo de embriaguez do caixão para a cova. Mas não será também um pouco exagerado festejar uma vitória sobre uma selecção mediana como se de um título europeu se tratasse? Ainda se fosse domingo e depois de vencer os espanhóis...
quarta-feira, junho 16, 2004
Falta cumprir-se Portugal!
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste devendando a espuma,
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.
Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!"
Fernando Pessoa, "A Mensagem"
Será que o conseguiremos cumprir?
Será que de uma vez por todas acabamos com estas psicoses maníaco-depressivas que nos levam a aplicar a teoria do 8 ou 80 a tudo o que nos rodeia?
Será que perdemos a mania histórica de só investir nas faixas litorais e tratamos Portugal como um todo?
Será?
domingo, junho 13, 2004
Começou a festa...
Pois é... começou a festa do Euro 2004 e nós até fomos o primeiro bombo e tudo. Mas também tem de ser assim... somos nós que organizamos, é bonito deixarmos as outras selecções contentes...
Senão imaginem... se tivéssemos ganho à Grécia, os gregos ficavam todos tristinhos e nunca mais voltavam a Portugal. Assim não! Vão ver que voltarão muito mais vezes. A nossa "geração de ouro" esteve excelente no plano do marketing e promoção turística.
Não gosto muito é do elfo (sim, já viram bem aquelas orelhas?) grego (vejam bem as orelhas na fotografia...) que nos lixou no primeiro golo ontem... Pois, alguns de vocês estão confundidos e a pensar "Mas o Paulo Ferreira não é grego..." Mas eu estou a falar do outro que nos lixou no golo, o Karagounis.
É que este chouriço já tinha assinado a certidão de óbito do Benfica na Taça Uefa. Um tipo simpático, não há dúvida...
sexta-feira, junho 11, 2004
Seis Meses!!!
E é assim! Seis meses passados, aqui continua o Oranginalidade a espraiar ideias com muito pouco sentido pela blogosfera.
No post de ontem, relacionado com as cinco mil visitas ao blog ontem completadas, não falei dos leitores propositadamente, achei que deveria guardar isso para hoje.
Assim, hoje fica uma versão um pouco "lamechas", mas não posso deixar de agradecer a todos os que por aqui têm passado e contribuído para a existência deste blog.
Muitos escrevem para guardarem o que escrevem para si. Eu fazia isso frequentemente... Quanto às ideias absurdas e mirabolantes, aí dava-lhes liberdade oral, umas vezes conseguiam ter sucesso, a maior parte das vezes não... Assim, olhem... Aqui, ao menos, não se vê o interlocutor a revirar os olhos quando lê o que está escrito. :)
A ideia principal é mesmo essa, e portanto não me quero repetir. O meu muito obrigado a vocês todos, o meu blog existe por vocês e para vocês!
(Nota: não sei porque é que usei o plural a falar com os meus leitores... teria sido mais realista usar o singular...)
quinta-feira, junho 10, 2004
Cinco Mil!!!
Nem sabem o orgulho que sinto em que a marca das cinco mil visitas do contador "Easy-Hit-Counter" seja atingida precisamente no dia de hoje.
10 de Junho, Dia de Portugal, de Luiz Vaz de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Infelizmente o dia diz pouco a muita gente... É apreciado apenas por ser mais um feriado, mais uma oportunidade para usufruir do sol e da praia, para muitos se encerrarem em superfícies comerciais a gastar dinheiro, que depois se queixam de não ter.
Mas sendo um dia como os outros, com 24 horas na mesma, acho que devia ser um dia de passado, presente e futuro. Essencialmente um dia em que a reflexão do passado que nos trouxe a este presente deveria constituir um impulso para o futuro que se segue.
Ninguém triunfa negligenciando o passado, ninguém triunfa não estando atento ao presente e decerto ninguém triunfará se descuidadamente não preparar a evolução do futuro.
Citando aquele que também hoje se comemora...
"E vós, ó bem nascida segurança
Da Lusitana antiga liberdade,
E não menos certíssima esperança
De aumento da pequena Cristandade.
Vós, ó novo temor da Moura lança,
Maravilha fatal da nossa idade,
Dada ao mundo por Deus, que todo o mande,
Para do mundo a Deus dar parte grande."
quarta-feira, junho 09, 2004
Kilauea
A semana passada, chamou-me a atenção uma notícia dada em praticamente todos os telejornais. Esta prendia-se com uma forte erupção despoletada no vulcão de Kilauea, na Big Island, Hawaii.
Julgo que qualquer um se surpreende com as imagens da lava deste vulcão a chegar ao mar. A mim, diz-me particularmente muito, já que tive a sorte (mesmo muita, acho que ninguém deveria abandonar o mundo sem ver isto...) de já lá ter estado e visto a mesma lava a chegar à costa sul da ilha.
Tudo é simplesmente fabuloso na Big Island, das fabulosas quedas de água e floresta tropical na costa oriental da ilha, às plantações de nozes de macadamia junto a Hilo, mas o que se prende com a actividade vulcânica é o mais espectacular.
Como por exemplo... dormir à beira da cratera do vulcão, ver os vapores sulfúricos a sair da terra em vários pontos da ilha, e os magníficos túneis de lava! Estes últimos são tão regulares como um túnel do metro, sendo o resultado da passagem muito rápida da lava por ali, que moldou a forma e deixou o espaço. Amazing...
O mais mais mais... é realmente estacionar o carro e ter de andar quase uma hora sobre lava recentemente solidificada (com apenas dois dias!!!), que ainda se sente amolecida debaixo dos nossos pés, até chegar ao local onde os rios de lava chegam ao mar. Depois fiquei aí bastante tempo, praticamente até escurecer, a ver o milagre da criação geológica... Nesse espaço de tempo consegui ver o crescimento da linha de costa, a ilha a ficar maior.
Há poucas coisas que superem isto... acreditem!
terça-feira, junho 08, 2004
Curtas e oranginais...
- Os portugueses são mundialmente conhecidos pela sua capacidade de desenrascanço. Também pela sua "chico-espertice", mas enfim... Vão aqui para verem até onde chega a nossa fama. Nós andamos aí!
- Confirmou-se hoje que a zona junto ao ecrã da esquerda do Palco Mundo do Rock in Rio, foi a que teve maior número de bloggers fixes por metro quadrado. Desafio quem ache o contrário a dizê-lo (e no entretanto vou buscar as AK's e as granadas para tratar desse corajoso ou dessa corajosa...). A comprová-lo estão as presenças nesse local da minha pessoa e também do João Manzarra.
- Scolari zangou-se hoje e disse que para o Benfica é que não vai de certeza. Tiago mostrou-se zangado hoje e deu a entender que quer sair do Benfica. No entretanto e isto não chega aos jornais... os júniores do Benfica estão a um jogo de se sagrarem campeões nacionais, bastando para isso pontuar na próxima quinta-feira. Eu sugeria vender todos os do plantel que não têm alma benfiquista (ah, pois... ficavam um ou dois, não é?) e jogar com sangue novo e com mística. Whatever the result... e que se gastava menos, lá isso... Para treinar podia ir eu, que fazia um trabalho melhor que alguns que lá têm andado e pedia menos... É que isto são muitos anos a jogar CM e acho que estava na altura de mostrar a experiência acumulada ao mundo! :)
segunda-feira, junho 07, 2004
EU FUI!

Faça você também Que
gênio-louco é você? Uma criação de O Mundo Insano da Abyssinia
Quanto ao festival, as minhas dores nas pernas e o meu sono ainda não me darão a clareza suficiente para falar disso... mas, a quente, tenho a revelar que a noite de ontem foi fenomenal, a mole humana no Parque da Bela Vista impressionante, e os "artistas" estiveram bem à altura.
Ivete Sangalo aqueceu intensamente a tarde/noite com os seus ritmos brasileiros, conseguindo fazer uns bons 50 mil dançar ao som da sua música (principalmente da fase Banda Eva).
Alejandro Sanz, quase não o ouvi, porque estava no combate de "wrestling", sim... aquele que se tinha de travar para chegar a um hamburger ou a um cachorro! Não posso deixar de criticar, embora tirando este pormenor tudo tenha sido cinco estrelas no festival, que, às 21h30, já não houvesse bebidas nas tendas de alimentação. Algo inadmissível com as previsões de enchente que eram sobejamente conhecidas.
Para fazer a digestão, nada melhor (ou nada pior do ponto de vista médico) do que o concerto de Alicia Keys. Surpreendeu mesmo esta minha "colega" de New York. Quem esperava ver um espectáculo só numa onda "soul" calma e descontraída, ficou atónito com a força em palco da americana. Puxou pelo público como poucos nos seis dias de festival (talvez só os Metallica ou os Black Eyed Peas... e as "brasileiras", mas essas já é costume).
Finalmente, Sting. Esteve em grande forma! Está envelhecido, é um facto, mas em palco continua fabuloso. Pena que levasse uma vestimenta algo kitsch :) mas isto é só a minha opinião... parecia não uma estrela musical, mas sim um árbitro da Super Liga... Aparte isso, conseguiu a proeza de colocar 100 mil vozes a cantar em uníssono os seus êxitos. Fantástico!
No fim de Sting, adiós Rock in Rio, até 2006! Ficaram lá os noctívagos mais corajosos para Pedro Abrunhosa e para a tenda electrónica, que este vosso repórter tinha pela frente uma segunda-feira com outro "leit motif"... decorar antibióticos!
sexta-feira, junho 04, 2004
Está confirmado!
Está confirmado! O Oranginalidade já desconfiava, mas confirmou-se. O Avô Cantigas vai ser o próximo treinador do Futebol Clube do Porto. Ao que sabemos, o herói da pequenada tem andado afastado do público português porque esteve a treinar um clube de futebol em Itália. Conseguiu um passaporte italiano falso e tem o nome inventado de Luigi Del Neri.
Mas como nós somos muito incisivos nas nossas pesquisas (e por vezes até, admito, um pouco caninos, pré-molares ou mesmo molares!) conseguimos provas irrefutáveis de que o Avô Cantigas e Luigi Del Neri são uma e a mesma pessoa!
Aliás, temos muitos mais nomes na forja, que iremos denunciar. Já hoje fiquem a saber que o espanhol Marchena, central do Valência, e o grego Fyssas, defesa-esquerdo grego do Benfica, são também uma e a mesma pessoa, como abaixo se prova.
quinta-feira, junho 03, 2004
EU VOU!
É só para não se admirarem de o dia 6, último dia do Rock in Rio, ir ser o dia da maior enchente deste festival. É que desde que foi confirmada, ainda que não oficialmente, a minha presença nesse dia ali na Bela Vista, a corrida aos bilhetes tem-se tornado desenfreada.
Consta até que a própria Britney pondera ficar mais um dia em Portugal para poder ter uma pequena conversa comigo. A Fergie dos Black Eyed Peas e a Daniela Mercury também manifestaram essa intenção.
A esta loucura não será alheio o facto de as pessoas terem descoberto no post de ontem que eu sou amigo pessoal do Capitão Estrela. Perfeitamente compreensível!!! Aliás... eu não queria criar uma batalha campal nas bilheteiras, mas embora vá lançar o pânico, admito: mais capitães estarão presentes no dia 6 no Rock in Rio. O Capitão América e o Capitão Igloo garantiram que vão cá estar. O Capitão Gancho vai tentar desmarcar uma caça ao tesouro que tinha para esse dia, na tentativa de também poder comparecer.
É o Oranginalidade, sempre em cima do acontecimento...
(um beijinho especial às primas P, V, T e MJ, a quem o bilhete tem de ser agradecido ;))
quarta-feira, junho 02, 2004
OVNI em Portugal?
Vi no telejornal da hora de almoço (muito sinceramente para mim foi mais hora de pequeno-almoço) o grande debate já criado tentando explicar as imagens captadas. Várias opiniões se levantam, desde o lixo cósmico ao meteorito, mas o Oranginalidade está na posse de dados exclusivos que nos permitem avançar com duas hipóteses, sendo que uma destas justifica as imagens de ontem. Garantidamente!
A primeira hipótese, prende-se com a tentativa de uma civilização extraterrestre em procurar um centro de estágio para o Euro2004. É que, segundo uma nova regra criada no campeonato de futebol interplanetário extraterrestre, o vencedor do mesmo tem apuramento directo para o Europeu e Mundial terrestres. Só que a UEFA e a FIFA estão com alguma vergonha de dizer isso, e só vão revelá-lo no dia de abertura do Euro. Sabemos ainda que o embaixador futebolístico dos extraterrestres na Terra já cá está há cerca de trinta anos, para tratar de questões logísticas, dando pelo nome de Abel Xavier.
A segunda hipótese, ainda mais provável, aponta para a visita do Capitão Estrela a Portugal. Durão Barroso não quis comentar, mas as nossas fontes confirmam que o Capitão Estrela é esperado hoje em São Bento, sendo disso reveladoras as dezenas de pacotes de Estrelitas espalhados pelo corredor da residência oficial do PM. No entanto, o Capitão Estrela apareceu ontem por ser dia da criança, tendo vindo visitar o seu amigo de longa data (por acaso autor deste post) JP.
Fica ainda com um dia de atraso a fotografia de criança (a fazer birra, dantes, agora e sempre...) deste OTNI que vos escreve...
O regresso do Jedi... JP queria eu dizer...
Finalmente, depois desta pausa de quase cinco dias, volta ao activo este vosso colega da blogosfera. Peço desculpa por ter andado tão arredado destas lides, mas os meses de Maio, Junho e Julho no meu curso são particularmente intensos, com exames de cortar o pescoço.
Assim, foram cinco dias em que me dediquei a temas menos agradáveis para vocês como inflamações, infecções, tumores e outras coisas que tais... Agora vou ter de me dedicar a decorar o nome de todos os medicamentos existentes, mas vou tentar descomprimir no entretanto e deixar por aqui as minhas "parvoíces" do costume.
A todos um Bom Natal (era a brincar... eu escreverei antes disso)