quarta-feira, junho 09, 2004

Kilauea



A semana passada, chamou-me a atenção uma notícia dada em praticamente todos os telejornais. Esta prendia-se com uma forte erupção despoletada no vulcão de Kilauea, na Big Island, Hawaii.

Julgo que qualquer um se surpreende com as imagens da lava deste vulcão a chegar ao mar. A mim, diz-me particularmente muito, já que tive a sorte (mesmo muita, acho que ninguém deveria abandonar o mundo sem ver isto...) de já lá ter estado e visto a mesma lava a chegar à costa sul da ilha.

Tudo é simplesmente fabuloso na Big Island, das fabulosas quedas de água e floresta tropical na costa oriental da ilha, às plantações de nozes de macadamia junto a Hilo, mas o que se prende com a actividade vulcânica é o mais espectacular.

Como por exemplo... dormir à beira da cratera do vulcão, ver os vapores sulfúricos a sair da terra em vários pontos da ilha, e os magníficos túneis de lava! Estes últimos são tão regulares como um túnel do metro, sendo o resultado da passagem muito rápida da lava por ali, que moldou a forma e deixou o espaço. Amazing...

O mais mais mais... é realmente estacionar o carro e ter de andar quase uma hora sobre lava recentemente solidificada (com apenas dois dias!!!), que ainda se sente amolecida debaixo dos nossos pés, até chegar ao local onde os rios de lava chegam ao mar. Depois fiquei aí bastante tempo, praticamente até escurecer, a ver o milagre da criação geológica... Nesse espaço de tempo consegui ver o crescimento da linha de costa, a ilha a ficar maior.

Há poucas coisas que superem isto... acreditem!