domingo, janeiro 18, 2004

Por falar de Oranginalidade...



Há um mestre que se encaixa perfeitamente no contexto deste blog. Chama-se Terry Prachett e é um verdadeiro Camões da ficção científica. Para quem não o conhece, este autor de histórias fantásticas, criou, entre outros, uma série de livros conhecidos por "The Discworld Series", em que mais do que as histórias, o que me fascina é o mundo criado. E o primeiro livro da série foi publicado em 1983!!!

Quem é que se iria lembrar de criar um planeta nas costas de uma tartaruga que se move sem parar pelo Universo? Com uma precisão quase visual, são descritos os confins do mundo no bordo da carapaça, ou os estranhos ambientes da cauda da tartaruga! E as personagens são também muito castiças, como o feiticeiro frustrado Rincewind, que não consegue decorar feitiços, até à Morte, que vai aparecendo e que fala em letras maiúsculas...

Conseguimos com os intermináveis livros desta série, umas boas horas de riso e de trabalho mental, ao recriar o universo próprio de Discworld na nossa cabeça, e mesmo ao vivenciá-lo. Para os que gostam de criatividade e originalidade, façam um favor a vocês próprios, e comecem a ler estes livros o mais depressa possível!

Sem comentários: