Avançar para o conteúdo principal

Fuga



Quando dei por mim... tinha a PP7 na mão e um corpo baleado jazia em frente a mim... Pela janela aberta, senti o "flash" do paparazzi que andava a seguir esta modelo de corpo escultural. Ao tirar a foto, reparei que ele tinha um sorriso irónico na cara. De repente percebi, quando vi que guardava ele próprio uma pistola (uma PP7 igual à minha!) e que desapareceu, como que por artes mágicas. Corri até à janela e não vi ninguém... Meu Deus! Como é que isto foi acontecer?

De repente, lembrei-me de sair do edifício a correr e ir para casa, tal o pânico que eu tinha. Não era ser polícia que me ia safar se ali entrassem os meus colegas e presenciassem a cena. E até já conseguia ouvir as sirenes ao fundo.

Muito a custo, lá consegui adormecer, mas a meio da noite acordei de repente com muito barulho lá fora. Acendi a televisão, e qual não é o meu espanto quando vejo a minha fotografia no ecrã, bem como câmaras em directo do exterior do meu prédio. Estava montada uma barreira policial como poucas que eu tivesse visto. Ouvi a locutora falar de "um polícia homicida" e compreendi o que se devia ter passado. O que só se confirmou... quando vi a foto que tinha sido tirada na altura do crime a aparecer na televisão.

Já não havia mais nada a fazer! As provas eram demasiado comprometedoras para eu me conseguir defender. Só fugindo é que eu tinha alguma esperança de sair vivo ou em liberdade desta situação. Mas como? A minha casa estava toda rodeada... Nesta altura bateram à porta. Pelos berros que se seguiram, percebi que tinha a SWAT Team do lado de lá da minha entrada...

Não pensei duas vezes, peguei na carteira, calcei os ténis e fui para as traseiras. Bolas! Quando levantei a janela, reparei que lá em baixo também estava um policiamento bem intenso. Então... lembrei-me de que da casa do meu vizinho havia um acesso ao sistema de refrigeração do prédio. Entrando silenciosamente, atravessei o quarto onde ele dormia, e saí para a sala, seguindo depois para a cozinha e para a casa das máquinas, onde estava a coluna de refrigeração. Lá consegui destapar a grelha... e lancei-me num mergulho sem fundo aterrando violentamente no fundo metálico das câmaras de ventilação, debaixo do meu prédio. Daí consegui observer o bulício do exterior, pela entrada da respiração. Vi, inclusive, dois colegas meus... com cara de caso e de irritação. Passaram ali perto dois membros da SWAT, que iam a conversar e um deles disse "Não está em casa, mas não deve estar longe!"

Raios! Já tinham entrado... E agora? Para onde iria eu dali? De repente tive uma ideia. Um armazém das câmaras de ventilação tinha explosivos C4, para emergências dos bombeiros, porque um dos meus vizinhos era bombeiro... Lá fui buscar o C4 e depois fiz a colocação estratégica... Pus primeiro um no canto oposto ao que desejava para sair. Quando ouvi a explosão... coloquei o outro junto da saída para a zona ribeirinha envolvente ao meu condomínio. Este rebentou a parede e quando saí, percebi que o plano tinha funcionado. A outra explosão atraiu toda a gente para o flanco oposto do prédio.

Mergulhei rapidamente nas águas pantanosas e muito a custo atravessei para a outra margem. Saí do rio e corri na direcção do que pensei ser uma das poucas ajudas que eu poderia ter... Depois de percorrer 5 quarteirões completamente encharcado, lá cheguei ao bairro chinês, onde recentemente tinha feito umas rusgas a casas onde se arranjavam passaportes falsos. Fui directamente à casa de Liu Ying, chefe da tríade da minha cidade. Depois de ter sido violentado pelos guarda-costas à entrada... consegui falar com Liu Ying e pedir-lhe que me arranjasse uma fuga para fora do país. Ele riu-se e deu ordem aos seus capangas para me deixarem que nem um queijo suíço.

Como estava a ver o caso mal parado, socorri-me do último truque a retirar da manga. Disse-lhe que lhe podia dizer quem estava contra ele e quem lhe andava a perturbar os negócios, tanto nos cartéis colombianos, como na Máfia russa, como no próprio governo... Aí Liu Ying mudou de atitude, ouviu-me pacientemente, e acabou por ceder... sendo cumpridor, seguindo a velha tradição chinesa de honestidade e negócio.

Foi assim que me vi sair do bairro chinês na mala de um carro e depois de andar umas boas 2 horas... fizeram-me sair do carro e indicaram-me a porta das traseiras do jardim zoológico. Inicialmente, não percebi muito bem o que estava ali a fazer... Ao entrar para um armazém do zoo, lá compreendi... Não me esperava uma fuga cómoda e agradável. Fui colocado no interior de uma caixa de madeira onde mal cabia... e tinha, nas caixas vizinhas, alguns simpáticos colegas como cobras piton ou sapos alucinogénicos.

A última coisa que vi antes de entrar na caixa, foi um autocolante de lado, que dizia "Fragile - Sea Transport". Ao fim de quase 14 dias... já quase morto de fome e sede lá vi a caixa ser aberta e um "quase anão" dizer-me "You ale flee"...

E foi assim que vim parar aqui, a Xangai, donde vos escrevo a relatar a fuga...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

À terceira é de vez!!!

Como tenho muita lata... este post é na linha de dois recentes... (um deles mesmo recentíssimo, o meu último) e trata da adaptação, não de séries (porque somos muito oranginais por estas bandas e isso depois na verdade tornar-se-ia repetitivo... quer dizer... até parece que assim não...), mas sim de filmes estrangeiros, para português. São novidades muito secretas e portanto só espero que tenham bastante cuidado na divulgação das mesmas (ao dizer isto espero que as publicitem, bem como a vinda aqui ao meu "little corner", numa jogada minha à laia d'"o fruto proibido é o mais desejado"). - Tó Pegane : história de um filho de uma ex-emigrante "na França" (daí a sempre típica mescla do nome António com o Pegane do francês com quem a senhora se casou). O rapaz entra para a Força Aérea, e depois há para lá umas intrigas. Ah! Na cena mais espectacular do filme, Tó Pegan faz um cozido à portuguesa, utilizando para aquecimento dos ingredientes a barriga

na moda

Está na moda escrever sobre o amor. O truque é pintar o dito de lugares comuns e adornar o produto final com duas ou três asneiras das pesadas para emanar pseudo-rebeldia. O conjunto de palavras é tão bonito e tem uma força tão positiva que o que está mesmo a pedir é para ser posto num rectângulo, acompanhado de uma imagem do pôr-do-sol/paisagem verdejante/gatinhos/silhueta de um ou dois corpos (riscar o que não interessa) e feito, está pronto a sair do forno para esse sufrágio universal que são as redes sociais. Está na moda gostar dessa visão do amor. Que tenta copiar alguns traços dos mestres mas que os copia mal e porcamente, borra a tinta toda, mas encontra destinatários com a visão tão baça que nem dão por isso. Dantes havia o condão de ficar preso às letras do Shakespeare, do James, do Cummings e de tantos outros. Todos eles vieram por aí fora, ainda há bem pouco tempo dava para jogar à macaca com o Cortázar, mas está tudo a trocar a macaca por meia dúzia de macacos, que ap

Reset

00:00 Os números piscavam a vermelho no fundo escuro. O escuro era da noite por fora, por dentro a culpa não era da noite. Ou então era de noite também por dentro. Dentro da cabeça uma pulsação contínua, um incessante martelar, uma inequívoca prova de vida e um considerável incentivo à morte. O dia rodava dentro da caixa craniana a uma velocidade superior àquela com que camisolas, calças e roupa interior dançam dentro da máquina de lavar roupa. As ideias misturavam-se de tal modo que apenas se conseguia lembrar da receita de um bolo. As preocupações de ontem a fazer de farinha, o que de novo aconteceu nesse dia mascarado de fermento, todos os planos para amanhã e depois com cara de ovos acabados de deslizar casca fora. E a vida, essa batedeira eléctrica de último modelo, a tratar de misturar tudo com a pressa de quem tem fome e gulodice. Sorriu no escuro e sentiu felicidade por sentir os músculos da face a relaxar. Uma das melhores coisas que o sorriso tem é a capacidade de pôr as